PROJETOS DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL


A fase  de viabilidade FEL-2 (Feasibility) tem o objetivo de determinar o melhor esquema de fluxo técnico e econômico associado à tecnologia, aos sistemas de apoio necessários e a um plano de plotagem suficientemente detalhado para apoiar o desenvolvimento de uma estimativa de custo.

As estratégias incluem:


cronograma definitivo.


plano de execução do projeto da fase EPC (Engineering, Procurement and Construction - Engenharia, Compras e Construção).


lista de especificações preliminares do equipamento dimensionado. 


envio de permissões para órgãos reguladores.


formação, comissionamento e planos de inicialização.

A saída de um processo apresenta, intuitivamente, uma certa "inércia" com relação a modificações na variável de entrada. Essa "inércia" explica-se pela dinâmica do processo que faz com que uma mudança na variável de controle provoque uma mudança considerável na saída da planta somente após um certo tempo. Essa é uma característica dos:


Controladores Derivativos (Modo D).


Controladores Proporcionais (modo P).


Controladores Proporcionais-Derivativos (Modo PD).


Controladores de Ação Integral (modo I).


Controladores Proporcionais e Integrais (modo PI).

O CLP que recebe dados de variáveis de processo e de pontos de ajuste em forma de sinal analógico expressará o erro como uma função analógica. Do mesmo modo, um sistema com um ponto de ajuste de 43 °C e uma variável de processo de 48 °C terá o erro em porcentagem de aproximadamente:

18.60 %
8.60 %
-11.63 %
-8.60 %
111.63 %

O  protocolo de comunicação HART (Highway Addressable Remote Transducer - Via de Dados Endereçável por Transdutor Remoto) utiliza o padrão Bell 202 de chaveamento por deslocamento de frequência (FSK), para aplicar os sinais de comunicação digital sobre o sinal 4-20mA. Sua vantagem mais notável é que ele pode se comunicar sobre os padrões antigos 4-20mA, compartilhando o par de fios usados. Quais as frequências FSK utilizadas para obter os estados lógicos “0” e “1”?


1200 Hz = 0; 2000 Hz = 1.


600 Hz = 1; 1200 Hz = 0.


300 Hz = 1; 900 Hz =0.


1200 Hz = 1; 2200 Hz = 0.


1000 Hz = 0; 2000 Hz = 1.

Os diagramas de blocos funcionais (FBD) é uma linguagem gráfica que descreve a função entre variáveis de entrada e variáveis de saída. Uma função é descrita como um conjunto de blocos elementares. As variáveis de entrada e de saída são conectadas a blocos por linhas de conexão, chamadas também de links, essas linhas conectam dois pontos lógicos do diagrama; a conexão é orientada, ou seja, significa que carrega dados. Na figura, um exemplo de aplicação do FBD:



I - As aplicações de Blocos Funcionais são modeladas de acordo com um conjunto de blocos funcionais coordenados para executar um conjunto de operações relacionadas.
II - O modelo de bloco funcional é um algoritmo de tempo real, que transforma parâmetros de entrada em parâmetros de saída.
III - Para suportar a operação de bloco funcional, a arquitetura de bloco funcional também fornece transdutor, blocos de recursos e objetos de display.
IV - O acesso à interface de informação de operação durante a execução de bloco funcional não é permitido, pois pode prejudicar a segurança do processo que está em controle.

Assinale a alternativa CORRETA:

Apenas a sentença II é falsa.
Apenas a sentença III é falsa.
Apenas as sentenças I e IV são verdadeiras.
Apenas a sentença I é falsa.
Apenas a sentença IV é falsa.
A Unidade Central de Processamento (UCP) é mais conhecida pela sigla CPU, que, em inglês, significa Central Processing Unit. É a CPU que executa a lógica de controle, mas, para isso, usa a memória, como podemos ver na figura a seguir.

Verifique as assertivas a seguir:

I - Memória do Programa Monitor: o programa monitor é aquele que tem a função de um sistema operacional do CLP, que possui as funções de sistema como diagnóstico e inicialização.
II - Memória do Programa do Usuário: memória que armazena o programa de controle desenvolvido pelo usuário.
III - Memória de dados: é a região de memória destinada a armazenar temporariamente os dados gerados pelo programa do usuário, tais como: valores de temporizadores, valores de contadores, códigos de erro, senhas de acesso.
IV - O sistema operacional é gravado pelo fabricante, geralmente armazenado em memórias como as ROM, EPROM ou EEPROM.

Marquie a alterantiva CORRETA:

Apenas a sentença III é verdadeira.
Apenas a sentença II é verdadeira.
Apenas as sentenças I e II são verdadeiras.
Todas as sentenças são verdadeiras.
Apenas a sentença I é falsa.

Medidas portadoras de erros grosseiros são aquelas com grau de imprecisão muito maior do que é suposto no modelo de medição.

 

Uma forma de prever um erro grosseiro é:


comparar as leituras com os cálculos.


determinar o erro do sistema para que um erro cumulativo possa ser resolvido.


monitorar os dados cuidadosamente.


calibrar o instrumento regularmente.


nenhuma predição pode ser efetuada.

Os diagramas de blocos funcionais (FBD) é uma linguagem gráfica que descreve a função entre variáveis de entrada e variáveis de saída. Uma função é descrita como um conjunto de blocos elementares. As variáveis de entrada e de saída são conectadas a blocos por linhas de conexão, chamadas também de links, essas linhas conectam dois pontos lógicos do diagrama; a conexão é orientada, ou seja, significa que carrega dados. Na figura, um exemplo de aplicação do FBD:gghhhhh_copia.jpg

I) As aplicações de Blocos Funcionais são modeladas de acordo com um conjunto de blocos funcionais coordenados para executar um conjunto de operações relacionadas.

II) O modelo de bloco funcional é um algoritmo de tempo real, que transforma parâmetros de entrada em parâmetros de saída.

III) Para suportar a operação de bloco funcional, a arquitetura de bloco funcional também fornece transdutor, blocos de recursos e objetos de display.

IV) Para suportar o acesso à interface de informação de operação durante a execução de bloco funcional, dois níveis de rede de acesso são definidos: um de tráfego operacional e um de tráfego de segundo plano. 


I,II,III e IV estão corretas.


Apenas I e II estão corretas.


I,II e III estão corretas.


III e IV estão corretas.


I,II e IV estão corretas.

A etapa de planejamento envolve, basicamente, toda a parte de estudos técnicos e viabilidades, incluindo a financeira. Para isso, normalmente, utiliza-se uma técnica chamada FEL (Front-End Loading).

Acerca da metodologia FEL, analise as assertivas a seguir:

 

I) É um processo escalonado em que ocorre a definição do escopo e o custo do projeto de capital para atender aos objetivos de negócios.

II) A fase conceitual FEL-1 (Conceptual Phase) é a determinação da viabilidade econômica básica do projeto.

III) A fase  de viabilidade FEL-2 (Feasibility) tem o objetivo de determinar o melhor esquema de fluxo técnico e econômico associado à tecnologia.

Está(ão) correta(s):


Apenas a I.


I,II e III.


Apenas a II.


I e II.


II e III.

Na fase de definição FEL-3 (Definition), normalmente, é exigido apresentar à direção um projeto que tenha a combinação certa de risco global e desempenho econômico.

As estratégias incluem:


programa preliminar do projeto.


relatório da análise de riscos de processos.


plano de execução do projeto da fase EPC (Engineering, Procurement and Construction - Engenharia, Compras e Construção).


lista de especificações preliminares do equipamento dimensionado. 


seleção de tecnologia.